Startups sociais podem faturar mais do que startups tradicionais?

Tempo de leitura: 3 minutos

O mundo das startups está em constante mudança, e todos os dias surgem novos modelos de negócios que se destacam entre os atuais. A última novidade nesse ambiente é o conceito de startup social.

Você já ouviu falar sobre isto? Ainda não? Pois não se preocupe, neste post nós reunimos algumas informações essenciais para que você possa entender melhor sobre o assunto e analisar como esse novo modelo pode faturar mais que os tracionais. Confira!

Startup social

Assim como as tradicionais, as startups sociais são negócios de baixo custo inicial no meio digital com grande potencial de crescimento. Seu diferencial está basicamente no nicho a ser explorado.

A startup social é desenvolvida para gerar um impacto na sociedade e resolver problemas da comunidade onde está inserida, trazendo novas soluções e uma mudança positiva.

Seu principal objetivo é trazer um impacto social benéfico, ao mesmo tempo em que gera lucro. É importante não confundir esse tipo de empresa com projetos sociais ou ONGs, uma vez que ela visa à rentabilidade do negócio.

Funcionamento

Sua criação e seu funcionamento são muito simples. Para demonstrar como funciona, vamos utilizar com exemplo a Avante, uma empresa que disponibiliza a cobrança por meio de cartão de crédito, utilizando apenas um celular.

O empreendedor visualizou um problema social. Pequenos empreendedores não aceitavam cartões de crédito como meio de pagamento, por não terem como bancar as altas taxas de manutenção das máquinas.

Com isso, foi desenvolvido um aplicativo para celular, que permite que o microempresário aceite esse tipo de pagamento. A empresa desenvolveu um ótimo produto e ainda auxiliou centenas de pequenos empresários que deixavam de faturar — impacto social positivo junto à rentabilidade do negócio.

Faturamento

Você pode pensar, em um primeiro momento, que a lucratividade de uma startup social pode ser menor que a dos modelos tradicionais já existentes no mercado, no entanto isso é um equívoco.

Ao buscar resolver problemas sociais recorrentes, o engajamento conquistado por essas empresas é muito maior do que o que acontece com os modelos tradicionais, que geralmente apresentam soluções sem grande expressão social.

O retorno esperado sobre o investimento, em uma organização como essa, é do tamanho do problema e alcance de sua solução. Ou seja, quanto maior é a dificuldade que está sendo sanada, maior será o seu potencial de faturamento e o impacto social gerado por suas soluções.

Exemplos

Hoje, no mercado brasileiro, estamos vivendo um período de florescer de startups sociais, buscando resolver uma série de desafios que encontramos em nosso país. Vamos dar alguns exemplos de organizações como essas.

FazGame

Com o objetivo de melhorar a educação, esta startup social criou uma aplicação que permite a criação de jogos educativos para o ensino de diversas disciplinas. A FazGame está presente, hoje, em 150 escolas e conta com mais de 12 mil alunos engajados em suas atividades.

Malalai

Mamalai visualizou nos perigos que a mulher sofre, ao andar sozinha pelas ruas da cidade, como uma oportunidade de fazer a diferença. A empresa criou um aplicativo que indica a rota mais segura de acordo com o horário e envia alerta a um número de socorro em caso de um ataque.

Risu

Risu é uma plataforma de doação diferente. Com ela, você pode fazer uma série de contribuições para entidades filantrópicas de sua preferência, sempre que realiza uma compra nas lojas parceiras da plataforma, sem pagar nada a mais por isso.

Muitas dessas startups sociais obtêm auxilio para o seu crescimento junto às aceleradoras, como a Baanko, que foi criada em 2014 e já fomentou mais de 200 negócios com impacto social no país.

Esperamos que, ao finalizar a leitura deste post, você possa ter compreendido a importância de uma startup social e as novas oportunidades de negócio que estão sendo criadas por esses novos modelos de empresas.

Você tem uma ideia inovadora? Quer deixar um legado para o mundo e as gerações futuras? Aqui na Baanko, a gente pode ajudar você a desenvolver o seu projeto. Entre em contato conosco agora e veja o que podemos fazer por você!

Sobre André Lara Resende


Fatal error: Allowed memory size of 134217728 bytes exhausted (tried to allocate 4899482 bytes) in /home/wwwbaanko/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 1930