Refugiados: qual o impacto dessa inclusão no mercado de trabalho?

Tempo de leitura: 3 minutos

Muitos países estão em busca das melhores soluções para a inclusão social dos refugiados que chegam diariamente em seus territórios. A tarefa não é fácil, mas com muita organização e planejamento é possível acomodar essas pessoas nas suas novas vidas e rotinas. Por isso, uma das formas mais eficientes de começar esse processo é a inclusão no mercado de trabalho.

É nesse sentido que as empresas entram em ação. Além de serem peças fundamentais para que os refugiados tenham oportunidades, as companhias precisam entender de que forma podem ajudar. Vale lembrar que a inclusão de estrangeiros, seja de qualquer nacionalidade ou situação, sempre exige um cuidado na sua adaptação para que o impacto final seja positivo.

Veja abaixo a importância desse acolhimento e também como ele pode ser incentivado!

Inspiração nas ações da ONU

A Organização das Nações Unidas, ONU, atua fortemente na inclusão dos refugiados nos mercados de trabalho dos países para onde foram. O principal objetivo deles é assegurar o direito internacional dessas pessoas, determinado no Estatuto dos Refugiados de 1951.

Uma das principais formas que eles encontraram para conseguir alcançar o sucesso dessa ação, é conversar diretamente com os empresários e órgãos que tenham, de fato, influência na sociedade. No caso das empresas, por exemplo, a ONU criou campanhas para a conscientização de funcionários e gestores.

A lógica é simples: dentro das companhias é possível que haja um movimento muito maior que possa até mesmo abranger as ruas, envolver todo um país de forma mais equilibrada e inteligente, e abrir as portas para empregar refugiados.

Por isso, a ONU tem um papel muito importante nesse processo de inclusão. Sem contar que ela também pode oferecer um suporte muito mais amplo para as reais necessidades dessas pessoas que estão passando por um momento de transição.

ONGs têm papel essencial na inclusão social dos refugiados

Outras ações mais que importantes são as realizadas pelas ONGs e também pelos negócios de impacto social, que são empresas que atuam fortemente na solução de problemas enfrentados pela sociedade, mas que, ao mesmo tempo, também movimentem financeiramente os seus propósitos e criam oportunidades sociais.

Essas organizações ajudam na criação de atividades que direcionam os refugiados, bem como procuram acompanhá-los nos primeiros meses de adaptação. O que isso significa? Ações como o ensino do idioma local, apresentação de costumes e o estímulo à inserção em atividades locais são apenas alguns ótimos exemplos do que pode ser feito.

Vale reforçar que as pessoas que chegam em um novo país, vindas de situações de conflito, estão ainda muito abaladas por tudo o que vivenciaram. Então, oferecer apoio e ajuda psicológica também é essencial para que o estrangeiro consiga passar por esse trauma de uma forma menos dolorosa e que caminhe para um futuro promissor.

Ajuda da comunidade é pilar importante

Apesar das ajudas mencionadas até agora serem de extrema importância, outro fator que realmente conta bastante é o engajamento da comunidade em geral em prol dessa causa. Essa prática gera ainda mais acolhimento e mostra aos refugiados que eles são bem-vindos e que existem pessoas que querem e vão ajudá-los no que for preciso.

Portanto, unir a sociedade e incentivá-la a olhar para os refugiados com carinho, atenção e com iniciativas de inserção fará toda a diferença no processo de acomodação dos estrangeiros na sua nova realidade de vida.

A inclusão social dos refugiados é algo que deve ser pensado em conjunto com todas as esferas da sociedade. Empresas, ONGs e população local precisam entender e querer ajudar essas pessoas que, mais do que tudo, desejam um novo começo tendo oportunidades de trabalho, acesso à saúde e educação e, principalmente, sejam abraçadas pelo seu novo país.

Gostou? Deixe-nos o seu comentário e conte de que forma você acredita que os refugiados podem ser ajudados!

Sobre Maruscka Grassano

Maruscka Grassano

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *