Quais são os primeiros passos para criar um negócio de impacto social?

Tempo de leitura: 3 minutos

Não é novidade que os negócios de impacto social vêm ganhando cada vez mais espaço em detrimento dos negócios tradicionais. Visando gerar benefícios sociais sem deixar as questões financeiras de lado, muitos empreendedores são atraídos para esse ramo.

Entretanto, eles frequentemente se sentem um pouco perdidos e sem saber por onde começar. Pensando nisso, neste post, reunimos os primeiros passos para criar um negócio de impacto social. Continue a leitura e parta para a ação!

Identifique um problema social

O primeiro passo para criar qualquer negócio é identificar um problema, e isso não é diferente quando falamos em negócios de impacto social. Pense em problemas sociais que você encontra no seu dia a dia e que ainda não foram solucionados, ou que carecem de soluções melhores.

Uma boa sugestão para começar essa busca é conhecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, nos quais você pode se basear para desenvolver seu negócio. Erradicar a pobreza e a fome, assegurar saúde e educação de qualidade para todos e incentivar o crescimento econômico sustentável estão entre eles.

Lembre-se de escolher algum problema que te motive e faça sentido para você. Em seguida, mergulhe nele a fundo, descobrindo todas as suas facetas e o impacto que ele causa na sociedade e naqueles que sofrem com ele.

Apaixonar-se pelo problema e estar realmente disposto a melhorar a vida das pessoas é crucial para o sucesso de um negócio de impacto social.

Desenvolva uma solução

Tendo escolhido o problema que você pretende resolver, a próxima etapa é pensar em possíveis soluções. Faça um brainstorming e deixe sua imaginação fluir. Nessa fase, o mais importante é reunir diversas ideias e soluções possíveis. Portanto, por enquanto, não é preciso se preocupar com a viabilidade do negócio.

Pesquise se já existem soluções para o problema social em questão. Em caso positivo, verifique se elas estão sendo efetivas. Para conseguir pensar em soluções melhores e mais adequadas, não se esqueça de conversar com o público que sofre com o problema.

Desenhe o modelo de negócio

Depois de elencar as soluções, é hora de escolher aquela ou aquelas que mais te agradam e, a partir delas, esboçar o modelo de negócio.

Para isso, você pode usar o Canvas Social, ferramenta desenvolvida em conjunto com alguns parceiros e que é específica para modelagem de negócios de impacto social. Ao preencher itens como propósito, ativos, receitas e saídas financeiras, você será capaz de compreender seu negócio de forma holística e identificar a viabilidade do mesmo.

Caso você tenha mais de uma solução em mente, você pode esboçar todas no Canvas e compará-las, identificando e selecionando aquela que resolve o problema escolhido de forma mais efetiva e economicamente sustentável.

Faça!

Criar um negócio de impacto social é um grande desafio, mas também um processo cheio de descobertas e muito gratificante. Com o seu plano de negócio em mãos, chegou o momento de se preocupar com a execução e aperfeiçoamento do projeto.

E então, pronto para tentar mudar o mundo com seu negócio de impacto social? Quer mais dicas para continuar aprimorando seu trabalho e, assim, conquistar cada vez mais?  Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todos os nossos conteúdos!

Sobre André Lara Resende

Idealizador e Empreendedor Social na Baanko, Professor na FDC, Consultor no BID, Presidente Voluntário do Instituto Um Pé de Biblioteca, Engenheiro Eletricista, Membro e líder de capítulo na SDSN rede da ONU para o desenvolvimento sustentável local.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *