Por que medir o impacto social do seu negócio?

Tempo de leitura: 3 minutos

“Não há sucesso no que não se gerencia e não se gerencia o que não se mede”

Esta frase célebre de Edwards Deming, um dos maiores influenciadores da administração, demonstra a importância do acompanhamento de indicadores.

A grande questão é: por que é importante medir o impacto social do negócio e como fazer isso? Será que a empresa é beneficiada de alguma forma? Como determinar a efetividade das ações? Continue a leitura e confira!

Indicadores de desempenho

A mensuração de indicadores de desempenho representa um processo que quantifica uma determinada ação. A ação é o que provoca o resultado, já a mensuração é a metodologia aplicada para quantificação.

Um sistema de indicadores eficientes permite que um gestor observe se a ação, ou um conjunto de ações, foram realizadas de forma efetiva, a partir de objetivos estabelecidos.

Como medir o impacto do negócio

Para saber se um negócio, seja empresa social ou instituição sem fins lucrativos, está gerando impactos sociais, é necessário avaliá-lo. A avaliação deve acontecer ao longo das várias fases do programa de investimento, por meio de realização de relatórios.

Esses relatórios devem gerar indicadores-chave (KPIs), que fornecerão aos gestores e investidores a possibilidade de acompanhar a evolução e a efetividade das ações, identificando se as comunidades estão sendo impactadas como o planejado.

Importância da medição de impactos sociais nas empresas

Se você não medir os impactos sociais, como saberá se o projeto está dando resultado? A medição e avaliação de um impacto serve para mostrar os efeitos do projeto sobre o público-alvo.

A medição também é importante para o time de marketing, que pode criar campanhas apresentando os resultados, seja com o objetivo de fidelizar ou atrair novos clientes.

Por fim, é importante medir os impactos para poder saber onde e como direcionar os investimentos, além de realizar benchmarking para comparar os resultados com outros projetos semelhantes e melhorar os rendimentos.

Empresas que medem

O comportamento do cliente está mudando. Ele não compra apenas um produto, a sua decisão de compra se baseia em vários fatores, incluindo o impacto social que as empresas geram. Atentas a isso, muitas empresas além de criar projetos socais apresentam os resultados de suas ações.

Temos como exemplo a Natura que, por meio de seus indicadores sociais, faz uma espécie de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-CN), inserindo o fator bem-estar no trabalho, onde mensura os impactos sociais do projeto.

Já a Coca Cola possui projetos na área de desenvolvimento territorial em vários locais, sendo a Amazônia o principal. Uma das maneiras de avaliar é pelo Índice de Progresso Social (IPS). Essa é uma metodologia aplicada em países, municípios e comunidades, avaliando ações, melhorias que devem ser realizadas e o investimento utilizado.

Medir o impacto do negócio não é algo tão simples, exige a escolha correta dos indicadores, avaliar constantemente se os resultados estão alinhados com o planejado, realizar estudos constantes e ajustar os investimentos com o objetivo de ter o maior impacto social possível.

Agora que você já sabe a importância de medir o impacto do negócio é a hora de descobrir como fazer isso em detalhes! Entre em contato conosco e peça sua pré avaliação.
Até o próximo artigo!

Sobre André Lara Resende

Idealizador e Empreendedor Social na Baanko, Professor na FDC, Consultor no BID, Presidente Voluntário do Instituto Um Pé de Biblioteca, Engenheiro Eletricista, Membro e líder de capítulo na SDSN rede da ONU para o desenvolvimento sustentável local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *