ImpactPool

Tempo de leitura: 2 minutos

Já pensou em investir e fomentar o crescimento de Negócios de Impacto
Social levando em consideração uma carteira diversificada e inclusiva?

O que são negócios de impacto social?
São Negócios que buscam além de gerar receita também promover soluções inclusivas de
problemáticas sociais e ambientais. Esse movimento  já reconhecido mundialmente, teve destaque o início em 2003 no Reino Unido, local onde hoje o governo
determina que para participar de licitações todas organizações devem ser Negócios de Impacto Social, para isso devem atender a 4 itens, veja ao lado:

Sobre o impactpool

impactpoolO pool de investimento é uma iniciativa que buscará ajudar Negócios de Impacto Social selecionados a darem um salto no avanço dos resultados, com parte de investimento financeiro e outra parte de desenvolvimento e networking.

Num primeiro momento será executado um programa de aceleração chamado Magnuss, de 12 a 17 semanas com os investidos em Belo Horizonte/MG seguido de uma gestão do Portfolio com o objetivo de acompanhar e dar um suporte no desenvolvimento em até 2 anos pós o programa e apresentação para rede de relacionamentos até completar os 5 anos de vigência do pool.

Para o perfil de investimento promovido pelo Baanko em seu modelo de desenvolvimento de negócios, este pool tem como visão atingir uma carteira investida mais inclusiva, considerando as problemáticas que precisam ser tratadas, construindo um ecossistema de empreendedorismo mais inclusivo, considerando a participação para minorias, mulheres e outras nacionalidades.

A Baanko tem como objetivo continuar promovendo o crescimento de negócios de maior destaque deste pool, e com isso se faz interessante e importante a definição do próximo passo de investimento. Será decidido em grupo a formação de um pool maior de investimento, quando os negócios atingirem um nível necessário durante o acompanhamento do portfólio, propiciando com isso um direito preferencial de entrada dos atuais investidores deste pool primário para a próxima rodada, onde abriremos para o mercado somente se não atingido dentro dos investidores da casa o valor buscado pelo negócio.

Outra vantagem é a criação de grupo de relacionamento onde investidores menos experientes, seja em investimentos de risco ou de impacto social (que são mercados recentes), possam trocar experiências e coinvestir com outros mais experientes e com isso ampliar o leque de opções para Negócios de Impacto Social no Brasil, funcionando também como um programa de capacitação para investimento de impacto e um clube de alto nível que possa ser referência nesse perfil de investimento com o tempo.

 

Sobre André Lara Resende

Idealizador e Empreendedor Social na Baanko, Professor na FDC, Consultor no BID, Presidente Voluntário do Instituto Um Pé de Biblioteca, Engenheiro Eletricista, Membro e líder de capítulo na SDSN rede da ONU para o desenvolvimento sustentável local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *