Investimento de impacto: entenda o que é e qual a sua importância!

Tempo de leitura: 3 minutos

Uma nova modalidade de empreendimento vem ganhando força no mercado atual: o chamado investimento de impacto. Essa forma de empreender tem suas características próprias, seus objetivos e tendências.

Enquanto o investimento tradicional visa apenas o risco da aplicação e os lucros, o investimento de impacto é leva em conta os ganhos aliados ao impacto social e ambiental positivos.

No início, o investimento de impacto pode causar algum receio, pois requer que o empreendedor possua conhecimento financeiro e filantrópico e essa é uma combinação difícil. Mesmo assim esse tipo de negócio tem enorme potencialidade, pois qualquer empreendimento tem a possibilidade de passar a trabalhar dessa maneira. Os empreendedores sociais, a conectividade e a tecnologia redirecionaram as condições de melhoria de vida da população. À vista disso, o investimento de impacto tornou-se uma maneira eficaz de unir a força do mercado à consciência de fazer o bem. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

Quais são os objetivos do investimento de impacto?

No investimento de impacto, os empreendedores buscam resultados positivos sempre preservando ao máximo o meio em que vivem. Esses investidores não visam somente a chance do retorno financeiro, mas se preocupam também com os impactos ambientais e sociais que o empreendimento possa causar.

A obtenção de lucros é um objetivo importante em um negócio e no investimento de impacto a intenção não é que o retorno financeiro seja reduzido: o objetivo é analisar os resultados do empreendimento como um todo, tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade.

Onde o investimento de impacto pode ser aplicado?

Esse tipo de investimento pode ser aplicado em várias áreas. Habitação, agricultura, gestão e tratamento de água, educação, serviços financeiros, saúde e energia são apenas algumas delas e as mais fáceis de serem identificadas.

É importante o empreendedor analisar ainda, a possibilidade de investir diretamente em uma empresa de impacto já existente recebendo uma participação nos lucros. O investimento de impacto está disponível para projetos apresentados tanto pelas empresas com fins lucrativos quanto para as empresas sem fins lucrativos.

Quais são as vantagens do empreendimento de impacto?

Nesse tipo de investimento o empreendedor sempre é reembolsado, ao menos, com o valor inicial aplicado na empresa. O sucesso dele caminha lado a lado com o retorno financeiro e os impactos social ou ambiental positivos.

Investimentos de impacto podem ser aplicados em mercados em desenvolvimento ou em mercados já desenvolvidos. Essa forma de empreender atrai investidores que se preocupam com o meio em que vivem, não somente com os lucros.

O investimento de impacto é direcionado à economia atual, aos empreendimentos e negócios que buscam saídas para resolver os graves problemas ambientais e sociais existentes. Esse tipo de aplicação gera riqueza, lucros e impacta positivamente junto à sociedade. 

Por fim, é necessário medir os indicadores de impacto sócio ambiental dos planejamentos de uma organização. Por meio de métricas objetivas e claras, é possível incentivar o crescimento do investimento de impacto, descobrindo novas maneiras de captação e financiamento de novos projetos.

E então leitor? Aprendeu sobre o investimento de impacto, onde pode ser aplicado e suas vantagens? Pretende aplicar seu dinheiro nesse tipo de investimento? Deixe um comentário no post com a sua opinião!

Inovação: Invista em Negócios de Impacto Social Conheça o ImpactPool da Baanko

Sobre Agatha Martins

Agatha Martins

Agatha Martins é graduada em Produção Multimídia pela UNI-BH, Designer UI/UX e empreendedora. Agatha participou do @startupfarm (uma das maiores aceleradoras de startups da América Latina colaborando na startup One Cloud), é empreendedora social e community manager no Baanko Challenge (acelerador de negócios de impacto alinhados com os objetivos da ONU), parte do núcleo organizador do MES (Meetup de Empreendedorismo Social Beagá) e foi coordenadora de mobilizadores do Encontro de Jovens Transformadores 2016. Segue sua jornada auxiliando empresas e instituições a agirem de forma criativa e colaborativa. Acredita no design de impacto social e na inteligência coletiva como ferramentas para transformar realidades extremas e construir um mundo mais igualitário e sustentável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *