Idosos no mercado de trabalho: como eles podem ajudar seu negócio?

Tempo de leitura: 3 minutos

Vivemos cada vez mais e, com isso, é crescente a importância de desenvolver maneiras de valorizar a população de idosos e mantê-los inseridos na sociedade. Além disso, a vasta experiência e conhecimento da terceira idade torna-os muito importantes para empresas que querem mudar ou crescer.

Mesmo assim, muitas pessoas ainda resistem à inserção dos idosos no mercado de trabalho. Pensando nisso, no post de hoje, apresentamos as diferentes maneiras com as quais profissionais na melhor idade podem contribuir com o seu negócio. Acompanhe!

Qual a participação dos idosos no mercado de trabalho?

Segundo o IBGE, os idosos representam cerca de 12% da população, com projeções de que esse número chegue a 22% em 2050. Além disso, o percentual de economicamente ativos está previsto para aumentar de 9 para 13%.

Dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), divulgados pelo Ministério do Trabalho, mostram que, em 2010, havia 5,8 milhões trabalhadores entre 50 e 65 anos com carteira assinada. Esse número passou para 7,6 milhões em 2015, ou seja, teve um aumento de cerca de 30%.

Enquanto isso, a quantidade de idosos com mais de 65 anos passou de 361,3 mil, em 2010, para 574,1 mil, em 2015, crescendo 58,8% em apenas 5 anos.

O que impede o aproveitamento de idosos no mercado de trabalho?

A resposta para esse problema, é claro, passa primeiro por soluções criativas e, depois, pela implementação. Não aproveitar os idosos no mercado de trabalho significa desprezar o conhecimento, a vivência e a experiência na solução de desafios superados.

No dia a dia das empresas, a implementação de processos constantemente requer o uso de tecnologia de ponta e, em muitos casos, os idosos não costumam ter a mesma habilidade que os jovens nesse sentido.

Entretanto, até mesmo nesses casos, a dificuldade pode ser superada por meio de treinamentos, orientações e da ajuda dos colegas mais novos. Além disso, como a tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano de todos nós, já há muitas pessoas na melhor idade que estão habituadas com ela.

Sendo assim, a discriminação é certamente o maior obstáculo a ser vencido contra o aproveitamento de idosos no mercado de trabalho. Com os avanços da medicina e a melhoria da qualidade de vida, grande parte dos idosos permanece ativos e saudáveis, algo que muitas pessoas e empresas parecem ainda não ter percebido.

Como os idosos se beneficiam da permanência no mercado de trabalho?

A dimensão que o trabalho pode representar na vida social talvez seja o elemento de maior impacto na permanência dos idosos no mercado de trabalho. Isso traz melhorias no engajamento social, aumenta a autoestima e aprimora a identificação com o trabalho realizado. Todos esses fatores contribuem fortemente para um envelhecimento saudável.

Há ainda a necessidade do aumento ou complementação de renda como forma de manter o padrão de vida, uma vez que os valores pagos pelo Estado como aposentadoria tendem a não propiciar uma qualidade de vida como a alcançada anteriormente.

Como sua empresa pode se beneficiar com a contratação de idosos?

A experiência dos idosos no mercado de trabalho inegavelmente pode trazer resultados mais sólidos em implantação de soluções, indiferentemente se em trabalhos administrativos ou de produção.

Ao se tornar um negócio que traz impacto social, todos ganham, tanto empresa quanto colaborador. Essa relevância se estabelece como um grande diferencial para seu negócio, fazendo com que você se destaque em meio à concorrência.

Como exemplo, em março de 2017, a empresa Reclame Aqui publicou em sua página no Facebook uma postagem com o título “A Gente Contrata Sua Avó”, mostrando que a solicitação de idosos no mercado de trabalho tem despertado o interesse de empresas de vários setores como forma de promover a inclusão social.

E então, que tal começar a desenvolver programas de impacto social e que contribuam para a inserção de idosos no mercado de trabalho? Para continuar por dentro de mais conteúdo como este, assine nossa newsletter e acompanhe todos os nossos posts!

Sobre Maruscka Grassano

Maruscka Grassano

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *