Conheça os 3 tipos de capitalismo da atualidade

Tempo de leitura: 3 minutos

O sistema capitalista já passou por diversas transformações desde que foi configurado. A princípio, o grande foco foi a produção inconsequente, isto é, sem preocupação alguma com os desdobramentos ambientais e as degradações causadas pelo valor gerado. Logo após, toda essa destruição começou a se colocar como consequência e causar efeitos diretos na riqueza produzida.

Passamos pelo período feudal, pelo capitalismo industrial e também pelo capitalismo moderno. O que observamos atualmente, depois de variadas crises, é a proliferação de alguns novos tipos desse sistema, mais atualizados, que possuem maior consciência dos recursos, maior responsabilidade pelo impacto gerado e formas inovadoras de produzir riqueza, que não afetam tão negativamente o nosso bem-estar.

Toda empresa pode ter o Impacto Social com um de seus pilares e estar ligada ao que de melhor tem sido desenvolvido como valor no mercado. Conheça algumas dessas tendências por meio de 3 novos modelos explicitados abaixo:

1. Capitalismo 4.0

O termo partiu do jornalista de economia Anatole Kaletsky, que publicou um livro intitulado Capitalismo 4.0. Esse conceito foi criado a partir das crises constantes de que sofreu o sistema. Ele discorre que as grandes recessões são o sintoma de que as relações econômicas não estão sendo feitas da melhor forma.

Um sistema 4.0 é a versão melhorada das outras 3 fases que tivemos. Nesse cenário, a manutenção de uma economia estável depende muito de um governo forte e eficiente. Sendo, portanto, de responsabilidade do estado e do banco central a manutenção do equilíbrio financeiro da sociedade.

2. Capitalismo consciente

Esse modelo foi criado pela dupla de empreendedores do Vale do Silício John Machey (CEO do Whole Foods) e Raj Sisoda. Ele é composto, basicamente, por quatro pilares: valores e missão (propósitos) fortes, melhor comunicação com os tomadores de decisão (stakeholders), cultura e gestão com consciência e uma liderança forte.

Em resumo, é um modelo que prevê que todo o processo seja amplamente sustentável, o que é fortemente desenvolvido pelas startups atuais. Para isso, eles apostam em pessoas, ao criar um propósito de forte impacto, que mobiliza não somente pelo lucro, mas pelo entendimento de que projetos sociais podem ser transformados em negócio e melhorar a vida de muitos.

Nesse modelo, a comunicação direta com o consumidor e o foco em fidelização correspondem a grande parte do investimento das empresas.

3. Capitalismo sustentável

Ele representa um novo paradigma no modo de se gerar riqueza. Na década de 80, o fator mais importante para as empresas era conquistar os acionistas. Atualmente, a configuração de mundo que presenciamos exige dessas empresas ampla responsabilidade sustentável sob os aspectos ambientais, como também econômicos e sociais.

Esse novo sistema se define principalmente pela ética e transparência do que está sendo realizado pelas corporações perante a sociedade. Também é levado em conta nas estratégias se elas são consonantes com as metas de desenvolvimento sustentável das cidades.

Gostou de conhecer mais sobre o rumo que nosso mundo está tomando por meio desses novos tipos de capitalismo? Esses modelos são um imperativo para todo negócio que queira prosperar no contexto atual. 

Que tal medir o impacto social da sua empresa e colocar a mão na massa agora mesmo? Siga a Baanko no Facebook e fique por dentro de todas as novidades que estão transformando o planeta!

Sobre Maruscka Grassano

Maruscka Grassano

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *