Conheça 4 políticas públicas sociais e ambientais que fazem a diferença

Tempo de leitura: 3 minutos

Quando você pensa em construir um mundo melhor, o que vem na sua cabeça? Acabar com a fome? Impedir o aquecimento global? Erradicar doenças graves? Apesar de isso tudo parecer um sonho, é possível fazer do nosso planeta um lugar melhor por meio de eficientes políticas públicas sociais e ambientais, por exemplo.

Para ajudar nessa tarefa, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que constituem uma agenda universal com metas a serem cumpridas até o ano de 2030.

Os impactos dessa agenda podem colaborar para que a humanidade conquiste a paz e o equilíbrio entre economia, sociedade e ambiente. Dessa forma, é muito importante que os ODS sejam foco não só da ação de governantes, mas também de toda a sociedade.

Você também quer fazer a diferença? Então, leia, a seguir, 4 exemplos de políticas públicas, presentes no Brasil e no mundo, que podem servir de inspiração.

1. Incentivo à agricultura urbana

O plantio de hortas urbanas apresenta impacto positivo para quem vive na cidade grande. Além de promover inclusão social e estimular a agricultura sustentável, essa prática contribui com a melhoria da nutrição e da segurança alimentar da população.

O relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) destaca que, mesmo com algumas dificuldades, cidades da América Latina e do Caribe estão cada vez mais verdes graças a esse tipo de iniciativa. Quito, Havana, Cidade do México e Belo Horizonte são alguns centros urbanos que se destacaram na formulação e execução de políticas de apoio à agricultura urbana.

2- Luta pela igualdade de gênero 

Um dos objetivos da Agenda 2030 é “alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”. Mesmo com todos os avanços conquistados pelas mulheres, os homens ainda apresentam claras vantagens sociais.

O governo brasileiro tem se destacado no combate a essa desigualdade. As ações da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres buscam o combate ao preconceito e à discriminação contra a mulher, frutos de uma sociedade patriarcal e machista. Uma das iniciativas mais conhecidas é a Lei Maria da Penha, que passou a tratar como crime a violência doméstica e familiar contra a mulher.

3. Tratamento e reaproveitamento de resíduos sólidos

Metal, plástico, papel e vidro podem ser considerados lixo para alguns. Porém, muitos já sabem que o reaproveitamento desses materiais ajuda, e muito, a preservar o meio ambiente.

Dessa forma, a coleta seletiva e a reciclagem são foco de diversas políticas ambientais em diferentes países. Entre as nações que mais se destacam no reaproveitamento de resíduos sólidos está a Alemanha. Os alemães não só apresentam um reduzido número de lixões e aterros, mas também conseguem reciclar mais de 90% de todo papel e alumínio que utilizam.

4. Combate à fome

Saco vazio não para em pé, não é verdade? Assim, alcançar o objetivo global de fome zero é crucial para garantir uma qualidade de vida digna para qualquer ser humano.

Uma política pública brasileira reconhecida pela FAO como exemplo no combate à fome é o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Suas ações não só oferecem merenda de boa qualidade às crianças, mas também buscam proporcionar educação alimentar e nutricional para os estudantes.

Viu só como o desenvolvimento de políticas públicas sociais e ambientais podem estimular o desenvolvimento sustentável e trazer impactos positivos para todos? Se você tem algo a dizer sobre esse tema, não deixe de compartilhar suas ideias nos comentários!

Sobre Maruscka Grassano

Maruscka Grassano

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *