Como medir o impacto social do seu negócio?

Tempo de leitura: 3 minutos

O impacto social de um empreendimento diz respeito ao efeito que sua ação efetivamente causa no ambiente em que está inserido. Saber como medir o impacto do negócio, portanto, é fundamental para compreender se ele cumpre ou não a sua missão social.

Além disso, a medição de resultados contribui para uma análise mais objetiva, permitindo uma atuação consistente e de qualidade. Naturalmente, o processo não é igual ao realizado em empresas comuns.

Veja a seguir como medir o impacto social do seu negócio e entenda melhor de que modo funciona a estratégia.

Analise o Relatório de Impacto de Padrões de Investimento (IRIS)

O Relatório de Impacto de Padrões de Investimento (IRIS) trata-se de uma forma de padronizar a maneira como os resultados dos impactos sociais, financeiros e ambientais são apresentados. Ele garante que todas as empresas falem a mesma língua na hora de apresentar seus números, o que favorece a elaboração de estratégias de benchmarking.

A partir da avaliação do seu próprio IRIS com o de outras empresas do mesmo ramo, por exemplo, é possível compreender se o desempenho social do seu negócio está de acordo ou não com a média do mercado.

É, portanto, uma forma empírica de analisar resultados, já que se baseia intensamente na utilização de parâmetros. Ao mesmo tempo, é uma escolha prática para compreender onde os seus resultados se posicionam.

Acompanhe o Retorno Social do Investimento (SROI)

O Retorno Social do Investimento (SROI) consiste no famoso ROI agora aplicado à área de empreendedorismo social. A intenção é que o negócio tenha o máximo de retorno social para cada investimento, já que isso indicará o sucesso da iniciativa.

Ele funciona como uma espécie de codificação, em que os resultados são convertidos para a área financeira, de modo que a análise analítica seja feita.

Para tanto, é necessário definir quais são os indicadores mais importantes, atribuir valores a cada um deles e fazer o levantamento desses números. Como não existe uma fórmula única, é importante valorar corretamente cada ponto, focando-se no que é, de fato, material.

Os cálculos serão mais precisos quanto maiores forem a competência e a experiência dos profissionais que realizam essa análise.

Utilize também o Sistema de Avaliação de Investimento de Impacto Global (GIIRS)

O Sistema de Avaliação de Investimento de Impacto Global, por sua vez, emprega os resultados obtidos pela IRIS, só de forma centralizada, online, democrática e disponível. Para tanto, são utilizados dados que permitam o acompanhamento ao longo do tempo, a comparação e a conferência na forma de auditoria.

Todas as metodologias ficam expostas na plataforma, além de atualizações frequentes de dados. Novamente, trata-se de um recurso que permite a realização do benchmarking, só que, dessa vez, de jeito mais eficiente e completo.

Ao mesmo tempo, não é uma ferramenta para ser utilizada de maneira solitária. O SROI, por exemplo, é uma boa adição de metodologia, tornando essa abordagem mais completa.

Compreender como medir o impacto do negócio é mais fácil ao contar com empresas especializadas nesse aspecto, tal como a Baanko. Pensando nisso, baixe gratuitamente o nosso e-book sobre o ImpactLab e entenda mais como funciona a metodologia de avaliação aplicada!

Sobre André Lara Resende

Idealizador e Empreendedor Social na Baanko, Professor na FDC, Consultor no BID, Presidente Voluntário do Instituto Um Pé de Biblioteca, Engenheiro Eletricista, Membro e líder de capítulo na SDSN rede da ONU para o desenvolvimento sustentável local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *