Como buscar investimento para minha empresa?

Tempo de leitura: 4 minutos

Um dos principais desafios para os que estão buscando investimento é saber por onde começar. “Pra onde ir? Quem procurar? Estou pronto?” Essas são algumas das dúvidas que deixam a maioria dos startapeiros perdidos e aqui no Magnuss não é diferente.

Durante as três primeiras semanas trabalhamos no sentido de oferecer um diagnóstico para cada um dos projetos que passam pelo programa. Quais os gargalos, as fraquezas? Quais as potencialidades dos empreendimentos e dos empreendedores? Para isso, contamos com a parceria da 4Legacy – empresa de participações que apoia projetos inovadores a se desenvolverem ou saírem do papel.

Batemos um papo com o sócio-gerente da empresa João Arcalá, que esteve com a joao_equipegente na fase de diagnóstico dos projetos. Entenda melhor como funciona o Magnuss e de que forma você pode aproveitar essa experiência para refletir na sua empresa ou ideia.

 

MAGNUSS: De que forma vocês atuam junto às empresas em suas diferentes fases?

De acordo com o estágio, criamos um formato personalizado para apoiar empreendedores a desenvolverem estratégias que possam alavancar os resultados da empresa (seja no comercial, marketing, captação de investimento etc..)

MAGNUSS:  Qual é a proposta da 4Legacy no Magnuss?

Nossa proposta no Magnuss é justamente apoiar os empreendedores a identificarem seus maiores desafios para o crescimento e na sequência (quando for plausível) apoiá-los na preparação para acessar potenciais investidores.

MAGNUSS: O que está sendo avaliado nos empreendedores e nos Negócios?

Neste momento, estamos avaliando quais as principais skills dos empreendedores e onde existe necessidade de complementaridade. Do ponto de vista do negócio, estamos avaliando duas grandes vertentes: Negócio (Pessoas, marketing, financeiro, jurídico, processos, metas..) e o Impacto (se o empreendedor tem ou não clareza do impacto do negócio, se ele tem indicadores que medem o impacto, qual vertente ele ataca com mais clareza (ex.: ambiental, econômico, social..)

MAGNUSS: Quais dicas você daria para Negócios de Impacto que estejam buscando investidores?

Nossa dica para a maioria dos empreendedores é sempre compreender primeiro se é ou não necessário o investimento para o crescimento da empresa (estudar as alternativas como um PIPE Fapesp por exemplo, pode ser uma saída antes de buscar um investidor externo). Em caso positivo (quando o empreendedor está certo que realmente quer ter mais um sócio no projeto) é importante entender o estágio em que se encontra, tradicional no setor de Investimento de Impacto (Venture Capital), ou seja, compreender a relação entre valor do investimento x timing (da empresa) x utilização x percentual cedido ao investidor. Passado este momento de compreensão, é importante estruturar o projeto de expansão e ter clareza da utilização do recurso para que o capital seja eficiente na operação. Para isso, é muito importante que o empreendedor conheça muito bem sua realidade interna e o comportamento dos seus principais indicadores.

MAGNUSS:  Quais os principais requisitos as empresas devem preencher para conseguirem um investimento?

Isso varia muito em função do momento da empresa. Existem investidores para cada estágio de financiamento e em cada momento é exigido um requisito diferente. Por exemplo: Projetos em fase de ideação normalmente buscam recurso com familiares, amigos ou investidores bem próximos ao ciclo de relacionamento. Negócios que já iniciaram a entrada no mercado e estão buscando expansão, buscam rodadas com grupos de anjos ou fundos de pré-seed. Negócios em fase avançada e que estão em momento de crescimento acelerado buscam fundos de Venture Capital para acelerar seu crescimento ou internacionalizar.

MAGNUSS: Quais os principais erros que as empresas cometem ao buscar por investimento?

O principal desafio para as empresas que estão buscando investimento é saber como e por onde começar. Muitas vezes, alguns empreendedores cometem alguns deslizes ao buscar investimento:

1 – não ter clareza da tese do investidor que estão buscando e, como consequência, acabam gastando tempo com investidores desalinhados com o perfil do negócio.

2 – não estar suficientemente pronto para o investimento, por exemplo: buscar investimento com um fundo de venture capital sem ter validado intensamente a solução no mercado em que atua.

No geral, o principal desafio da “relação” com o investimento externo é o empreendedor ter a certeza de que deseja o crescimento acelerado (decisão que acarreta em prós e contras). São poucos os casos em que o negócio consegue imprimir altas taxas de crescimento apenas com o próprio capital. Quando o empreendedor perceber que precisa do capital externo, começa ai uma longa (e incrível na maioria das vezes) jornada de desenvolvimento para ambos os lados (investidor e negócio).

Se for buscar investimento, estude sobre o tema e procure se capacitar para tomar a melhor decisão para você e para o negócio.

E lembre-se: Para que o investidor tenha retorno, você(s) tem que estar motivado(s) e entregando o seu(s) melhor(es) resultado(s) do começo ao fim desta jornada !

Boa sorte e bons negócios !

Sobre Maruscka Grassano

Maruscka Grassano

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *