A importância da ética nas empresas e como isso gera impacto social

Tempo de leitura: 2 minutos

A importância da ética para empresas é um tema muito discutido nos âmbitos acadêmicos e empresariais. O perfeito entendimento dessa ideia é fundamental para que cada vez mais negócios sejam geridos de acordo com essa diretriz.

Antes de aplicarmos a ética em uma empresa, devemos entender o seu conceito e tudo o que o seu exercício pode proporcionar, tanto nas relações pessoais quanto profissionais. Neste texto vamos falar um pouco mais sobre a ética, a importância dela nas empresas e como isso gera impacto social.

Afinal, o que é ética?

O conceito de ética está diretamente ligado ao caráter e ao comportamento humano. A ética é o que faz com que as pessoas respeitem as condutas estabelecidas pela sociedade, caracterizando a índole e os princípios do ser humano e visando o bem-estar próprio e do próximo.

Como garantir a ética empresarial em minha empresa?

Nas empresas, a ética é essencial para oferecer um ambiente agradável e com uma boa cultura organizacional aos seus colaboradores. Isso vai se refletir diretamente na qualidade dos produtos e serviços oferecidos, e consequentemente, na satisfação dos clientes.

As empresas são feitas de pessoas, e para conseguir ter uma empresa ética, o primeiro passo é investir em um bom recrutamento. A admissão de colaboradores que estejam alinhados com a missão, visão e valores do seu negócio é a melhor maneira de garantir que eles trabalhem de maneira coerente com o que a empresa deseja.

Além disso, é necessário que toda empresa tenha o seu próprio código de ética, mostrando até onde os profissionais podem ir e quais são as condutas que a organização espera deles. Ter isso muito bem definido e exposto aos colaboradores é muito importante para evitar falhas de comunicação e comportamentos que prejudiquem o ambiente empresarial.

Como a ética empresarial pode gerar impacto social?

Ações positivas sempre geram resultados positivos e isso se reflete na sociedade. Uma empresa que preze pela ética vai ter colaboradores mais satisfeitos e felizes, e eles consequentemente terão uma postura melhor na sociedade.

Indicadores como absenteísmo e retenção de talentos também apresentam melhorias quando os gestores da empresa sabem estabelecer e fazer com que o código de ética seja respeitado por todos e esteja intrínseco em cada profissional.

Quando falamos do impacto social que pode ser gerado por uma empresa, falamos de muito mais do que isso. A ética empresarial pode ser adotada em todas as áreas da empresa, por exemplo ao usar material reciclado, evitar o desperdício, dar oportunidades de trabalho e desenvolvimento a pessoas de baixa renda, diminuir as barreiras entre os serviços essenciais e a população e tudo que, de alguma maneira, ajude a comunidade na qual está inserida.

Uma empresa verdadeiramente ética tem uma maior possibilidade de conquistar a confiança de seus clientes e com isso conquistar a fidelidade deles, que vão ver a organização como a primeira opção quando quiserem determinado produto ou serviço.

Agora que você entendeu melhor a importância da ética para empresas, assine nossa newsletter e receba sempre novos conteúdos sobre empreendedorismo social!

Sobre André Lara Resende

Idealizador e Empreendedor Social na Baanko, Professor na FDC, Consultor no BID, Presidente Voluntário do Instituto Um Pé de Biblioteca, Engenheiro Eletricista, Membro e líder de capítulo na SDSN rede da ONU para o desenvolvimento sustentável local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *